domingo, 1 de julho de 2012

Esquadrilha da Fumaça comemora 60 anos com acrobacias em Brasília

Evento aconteceu na manhã deste domingo; na mesma ocasião, voo rasante de caças da FAB destruiu vidraças do Supremo Tribunal Federal

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA BRASIL E AGÊNCIA EFE
Esquadrilha da fumaça (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Muitas das manobras bateram recordes mundiais. Em 2006, os T-27 quebraram recorde ao executar manobras conjuntas com 12 aeronaves – limite superior ao de 2002, quando houve a participação de 11 aviões –, como destaca o capitão João Pivovar, piloto da esquadrilha.
Segundo ele, a FAB recebe cerca de 1,2 mil pedidos de demonstrações por ano, mas só consegue cumprir 10% desse total, pois os aviões são usados também na defesa aérea, quando não estão em manutenção na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo.
“O tempo de treinamento na esquadrilha varia de um a quatro anos e, todo ano, são trocados três dos 13 pilotos. Eu mesmo treinei 15 anos na Força Aérea antes de ingressar na esquadrilha”, destacou o piloto.
A Esquadrilha da Fumaça fez a primeira demonstração no dia 14 de maio de 1952.
Vidros quebrados
Antes da apresentação deste domingo, a população assistiu à cerimônia mensal da troca da Bandeira Nacional, em frente ao Palácio do Planalto. Durante este momento, caças da FAB acabaram destruindo algumas vidraças de prédios públicos, entre os quais, o do STF, de acordo com a Força Aérea Brasileira.

Esquadrilha da fumaça (Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo)


Vidraças quebradas no STF (Foto: Gustavo Miranda / Agência O Globo) 

Segundo o órgão militar, dois caças modelo Mirage 2000 sobrevoavam a Praça dos Três Poderes, quando "uma onda de choque causou danos às vidraças de alguns órgãos públicos", de acordo com nota. "O Comando da Aeronáutica já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e irá ressarcir os prejuízos decorrentes", completa o comunicado da Força Aérea Brasileira. 
O prédio do STF teve cerca de 40 janelas quebradas, sendo 17 só na parte da frente, e, quando o caça passou sobre o prédio, foi ouvido um estrondo. O outro Mirage fez voo no sentido da Esplanada dos Ministérios.
Na tarde deste domingo, brigadistas que trabalham na sede do STF faziam a retirada de restos dos vidros das janelas que quebraram. O prédio está isolado, mas, como o STF está em recesso, não ocorrem as visitas do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sindalex agradece o seu comentário e, após análise do moderador, o mesmo estará apto a ser publicado em nosso blog.